3 meses para o Natal 🎅: qual a importância da data para o mercado brasileiro?

Mãos femininas segurando sacolas de compra com temática natalina. Vermelho e dourado são as cores predominantes.

3 meses para o Natal 🎅: qual a importância da data para o mercado brasileiro?

Texto original do Blog de Resultados Digitais, por Flaubi Farias

Todos os anos, a cena é a mesma: na penúltima semana de dezembro vemos os shoppings lotados de pessoas correndo para comprar presentes de Natal de última hora.

Isso nos dá dois indicativos.

O primeiro mostra como essa data movimenta o mercado. As imagens de estabelecimentos lotados representam a importância do período natalino para o comércio. E, embora sejam gravadas em lojas físicas, espelham um pouco do que ocorre também no mundo virtual.

O segundo é que é incrível como muitas pessoas deixam para fazer compras na última hora, ainda que saibam que o Natal vai chegar e que enfrentarão as mesmas filas de todos os anos.

Mas, se você tem uma empresa, deixar para se preparar na última hora significa não aproveitar a melhor data comemorativa do ano para o comércio brasileiro. Se você ainda não está pensando em como vender mais no Natal, saiba que deveria estar fazendo isso desde agora.

Neste post, saiba qual é a importância do Natal para o mercado e saiba por onde começar sua estratégia.

O Natal é a melhor data para o mercado brasileiro

Não apenas a melhor data. É a melhor disparada!

O faturamento do período natalino para e-commerces em 2016 foi de R$ 7,7 bilhões, muito acima do segundo lugar — a Black Friday, com R$ 1,9 bilhão. Além disso, foi registrado um crescimento de 4% em relação a 2015.

Os dados são do Ebit. A empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico considera como período natalino todas as vendas de bens de consumo realizadas em lojas virtuais entre 15 de novembro e 24 de dezembro.

A procura por produtos e serviços no Natal é tão grande que até mesmo as empresas que não fazem campanhas conseguem vender. Para se ter uma ideia, ainda em 2016 o volume total de pedidos online fechou em 16,6 milhões de encomendas.

Isso significa que provavelmente sua empresa vai vender no Natal mesmo que você fique de braços cruzados.

Contudo, se fizer um mínimo de esforço para entrar no clima natalino, pode elevar o seu faturamento a outro nível.

Por isso, deixo a pergunta: você quer lucrar pouco ou aumentar de verdade sua receita no fim do ano?

A maioria dos consumidores (para não dizer todo mundo) compram presentes de Natal

Diferentemente de comemorações como Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, essa é uma data muito mais ampla.

Todo mundo compra presente de Natal.

Da mesma forma, toda empresa pode vender no Natal. Isso porque a festa se dá não só pelos presentes, mas pela ceia, decoração, dentre outros, o que movimenta diversos mercados, ainda que indiretamente.

Como falamos acima, foram 16,6 milhões de encomendas. E isso apenas referente aos produtos comprados em lojas virtuais.

Outro ponto que ajuda é a questão do calendário. O Natal coincide com o recebimento do 13º salário, e muitas pessoas usam parte desse benefício para a compra de presentes.

É um incentivo a mais que o consumidor tem para presentear amigos e familiares.

As categorias mais vendidas no Natal em 2016

Ainda de acordo com o monitoramento do Ebit, no Natal de 2016 as categorias mais vendidas em volume de pedidos foram:

  • – Eletrodomésticos;

  • – Moda e acessórios;

  • – Telefonia e celulares;

  • – Cosméticos e perfumaria;

  • – Casa e decoração.

 

Isso significa que só essas categorias funcionam? De maneira alguma!

Reforçando o que dissemos no início do texto, o Natal é a data mais “democrática” do comércio brasileiro.

É uma data em que não importa se o consumidor é solteiro ou casado, adulto ou adolescente, pai ou mãe. Todo mundo (ou quase, para não generalizar também) participa de campanhas de Natal e compra ou recebe presentes de familiares, amigos e colegas de escritório.

Portanto, seja qual for o segmento de sua empresa, é bom criar uma campanha de Natal para fechar o ano no verde.

Black Friday + Natal: dá pra fazer uma ação conjunta?

O período de Natal é bem longo e já começa, como falamos acima, no dia 15 de novembro.

No meio do caminho, está a segunda data mais importante do comércio brasileiro: a Black Friday.

Muitas pessoas aproveitam as ofertas da Black Friday para comprar presentes de Natal.

Então, é recomendado que você pense nas duas datas como aliadas.

Uma ideia boa é começar a executar as campanhas de Black Friday enquanto você planeja o Natal. E, assim que acabar o período, já começar a executar sua estratégia para o 25 de dezembro.

Você pode ser criativo e criar campanhas combinadas, oferecendo seus produtos ou serviços com ótimo desconto e como uma ótima opção de compra para o Natal. Algo como: “economize em suas compras de Natal durante a Black Friday”.

Mas não é muito cedo para pensar no Natal?

Acompanhe o gráfico do Google Trends abaixo. É uma análise de tendência para a busca por “presentes de Natal” nos últimos 12 meses.

 

A curva mostra que a partir do final de outubro as pessoas começam a pesquisar mais sobre a palavra-chave no Google.

Isso comprova que não é cedo para começar a pensar nas suas ações de Natal.

Para ficar à frente da concorrência, comece já a pensar nas ofertas, nas páginas dedicadas à data e no conteúdo que você vai produzir.

Se você começar agora a criar conteúdo sobre dicas de presentes de Natal voltadas ao seu segmento, poderá colher em breve esses frutos.

A Netshare pode ajudar a sua empresa a faturar ainda mais no Natal

Contar com os serviços de uma agência de comunicação e marketing criativo como a Nethshare, que olha para cada cliente e segmento com dedicação, pode fazer toda a diferença nas vendas de Natal da sua empresa. Vamos tomar um café e conversar, sem compromisso, sobre o que você espera e como podemos te ajudar nessa?

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Texto original do Blog de Resultados Digitais, por Flaubi Farias – Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo

 

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