Como usar o Instagram para vender? 9 dicas valiosas!

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Como usar o Instagram para vender? 9 dicas valiosas!

O Instagram é, atualmente, uma dos principais canais de venda e divulgações de produtos das redes sociais digitais. Pensando em bombar ainda mais o seu negócio,  separamos 9 dicas para te ajudar a impulsionar suas vendas! Veja abaixo!

1. Defina a sua persona

Definir (corretamente) personas é o básico pra ter sucesso em qualquer estratégia de social media. Esse personagem semifictício que representa o seu consumidor ideal servirá como um norte, uma guia para toda sua estratégia no digital. Tudo o que fizer, inclusive no Instagram, será para ele!

No Instagram, a definição de uma persona te ajudará a direcionar suas ações de marketing e aumentará sua precisão. O conteúdo personalizado certamente engajará seus seguidores, trará visibilidade e será muito mais fácil alcançar os objetivos do negócio.

2. Configure uma conta business

Quando o Facebook adquiriu o Instagram, muitos especialistas previram que novidades para empreendedores surgiriam. E esse fato que foi confirmado algum tempo depois, com a criação das contas business.

Ter um perfil corporativo é uma vantagem porque permite a utilização de uma série de recursos que as páginas pessoais não oferecem, como a possibilidade de inserir links no stories – o famoso “arrastar para cima” – e enviar um usuário diretamente para suas landing pages, por exemplo.

O mais legal é que é possível conectar a sua fanpage diretamente ao seu perfil, alternando entre eles sempre que for necessário.

3. Conceda acesso ao seu perfil

Muitas empresas ainda cometem o erro de deixar o seu perfil privado, ou seja, liberar o conteúdo disponível somente para usuários que seguem a página. Esse equívoco pode ser evitado alterando a privacidade para público.

Afinal, muitas das pessoas gostam de conferir o que a empresa tem a oferecer antes de solicitar a presença dela em seu feed de notícias. Além disso, engajamento nunca é demais. Um perfil privado limitará, por exemplo, o uso de hashtags, já que muitas delas não aparecerão na área “Explorar” da plataforma.

4. Complete a sua bio

O espaço reservado para a biografia é onde você deve falar sobre a sua marca. Porém, ele é delimitado. Então, utilize sabiamente esse recurso para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira simples e direta.

Não é recomendado inserir aqui textos muito longos, que incluam visão, valores e missão do negócio. Em vez disso, coloque os dados para contato que julgar necessários, como e-mail, telefone e endereço. Também é uma boa ideia aplicar o seu website ou blog, já que esse é o único local onde é possível clicar em links no Instagram.

5. Construa um padrão de imagens

O Instagram é uma rede social de consumo rápido. Isso significa que as pessoas passam pelas suas fotos rapidamente e selecionam visualmente algumas delas para lhes dar mais atenção.

Nesse sentido, ao criar um padrão de design, com cores que remetem à marca, tipografia protocolar e posicionamento dos elementos regular, ficará mais fácil saber quais são os posts da sua marca. Assim, as chances dos usuários interagirem com o seu conteúdo aumentam.

6. Crie – e divulgue – conteúdos épicos

Existem muitos objetivos para os quais o Instagram pode ser utilizado. É possível, por exemplo, educar a sua audiência com relação ao seu produto ou serviço, inspirar as pessoas e aumentar o alcance da marca ou simplesmente entreter o público para gerar engajamento.

Além, é claro, de metas mais objetivas, como as vendas ou outras conversões do funil de vendas (inscrever-se em uma newsletter, baixar um material gratuito etc.). Apenas lembre-se de que o Instagram não permite a criação de links clicáveis. Mas, nada te impede de lembrar os usuários de clicar no link da bio para acessar os conteúdos!

Produza posts incríveis para a sua persona e, certamente, os resultados virão. Para isso, tenha em mente: é preciso ser útil para ela, ou você pode perder alguns seguidores.

7. Elabore um calendário editorial baseado em dados

Assim como tudo na web, o Instagram também permite a utilização de dados analíticos para melhorar as ações de marketing.

Por isso, é extremamente recomendado que você abuse dos relatórios de plataformas sociais e do próprio aplicativo para desenvolver um calendário editorial que traga bons resultados.

Defina os melhores horários, a frequência de postagens, os tipos de conteúdo que geram mais engajamento, etc. Lembre-se também de identificar os seus seguidores mais engajados. Eles podem estar próximos do momento da compra e se tornarem advogados da marca — seja como for, eles têm muito a acrescentar ao seu negócio.

8. Abuse dos recursos disponíveis

Engana-se quem pensa que o Instagram é apenas uma aplicação para postagem de fotos. Ele também oferece diversos outros recursos que podem ser extremamente úteis para o seu negócio.

Alguns bons exemplos são os vídeos, montagens, colagens, apresentações, carrosséis, anúncios, hashtags, filtros, emojis, marcações… E, não se esqueça, é claro, do Instagram Stories, que permite uma comunicação mais informal com os usuários.

Por fim, mas não menos importante, aposte na seleção de locais em eventos, que recebem 79% mais engajamento que outros tipos de postagens.

Pois é, são muitos recursos! Por isso, é essencial que você descubra quais deles funcionam para a sua audiência.

9. Tenha uma ferramenta de gerenciamento de Instagram

Algumas ferramentas foram desenvolvidas especialmente para gerenciar as redes sociais. Elas são extremamente úteis, pois permitem a otimização do tempo e o aumento de desempenho em estratégias de marketing digital. Além do agendamento dos posts, é possível realizar ações como monitoramento, responder comentários e inbox, analisar resultados e muito mais.

Quando se fala em Instagram, isso é ainda mais sério! Já pensou ter que fazer tudo, todos os dias, pelo celular? Acredite, isso não é simples!

 

Fonte: MLabs Blog

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