Entenda como os youtubers se tornaram fenômenos nas redes sociais

yout

Entenda como os youtubers se tornaram fenômenos nas redes sociais

O crescimento da valorização dos vídeos no meio digital transformou aquele “diário virtual” em trabalho e fonte de renda para muitos jovens e adultos. Fernando Magnus, do blog Plugcitários, fez uma breve análise da ascensão dos youtubers e o aumento da audiência na internet. Olha só!

“Desde o surgimento do site de vídeos YouTube, no ano de 2005, internautas de quase todo o mundo passaram a experimentar uma nova forma de produção e consumo de vídeos através da plataforma criada em San Francisco (Califórnia, EUA). Através de seus canais, surgiu então um novo hobby que atualmente passa a ser considerado como profissão da web, os chamados ‘youtubers’. Também considerados como ‘vlogueiros’, o termo vem da palavra ‘Vlog’, que por sua vez é uma abreviação de videoblog (junção de vídeo + blog).

O grande sucesso dos youtubers representa parte de uma geração de jovens que se comunica através de vídeos na web, nos quais abordam os mais variados temas, que vão desde dicas de maquiagem, passando pela culinária, viagens, entretenimento, jogos e outros assuntos de interesse popular.

Embora alguns profissionais da comunicação digital acreditem que se trata apenas de um fenômeno passageiro, a produção de vídeos nos últimos anos se transformou numa nova fonte de produção e consumo de conteúdo digital, inclusive ameaçando a audiência da TV. É importante destacar que alguns adolescentes deixaram as novelas e programas de entretenimento para dedicarem apenas a assistir e compartilhar os vídeos dos grandes ídolos de sua geração.

Levando em consideração que os brasileiros passam mais tempo online nas redes sociais, é fácil explicar como alguns dos canais mais populares do país chegam a alcançar quase 10 milhões de inscritos. A produção de vídeos se tornou um negócio lucrativo para youtubers como Kéfera Buchmann, Whindersson Nunes, Felipe Neto e PC Siqueira.

Parte deles fatura não apenas com a monetização de seus canais, mas também com palestras, publicação de livros, presença vip e divulgação de produtos e serviços em seus canais. Com o crescimento de negócios através da internet, a produção de vídeos alavanca a audiência na internet, uma vez que o conteúdo é multivariado e está à disposição do usuário em qualquer lugar e a qualquer hora.”

Posts Relacionados