A importância da produção gráfica na publicidade

producao-grafica-publicidade

A importância da produção gráfica na publicidade

A publicidade tem como objetivo gerar intenção de compra de um produto ou serviço. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma peça gráfica é crucial para que a propaganda crie corpo e atenda às necessidades e expectativas da empresa e respectivos mercados.

A criação de uma peça gráfica, precisa se diferenciar e se destacar em meio a tantas outras formas de comunicação para que o receptor seja capaz de assimilá-la e depois lembrar dela refletindo tudo o que captou. Dessa forma, as equipes de criação precisam trabalhar elementos significativos que chamem a atenção dos públicos e consequentemente gere intenção de compra do produto ou serviço oferecido.

O que é uma peça gráfica?

Uma peça gráfica é um meio de comunicação poderoso de alta visibilidade. Seja ela para jornal, revista, ao ar livre, correio, ônibus é um poderoso meio de comunicação de alta visibilidade e eficiência, oferecendo uma vasta gama de oportunidades aos anunciantes.

Para desenvolvê-la, além do profissional de Criação, faz-se necessária a existência de um Produtor Gráfico no ambiente de agência que seja responsável pelo gerenciamento de processos gráficos, – a Produção Gráfica, que segundo o autor Collaro é a atividade que organiza e supervisiona a realização de peças impressas, tendo em vista a contratação dos serviços, materiais e fornecedores gráficos, acompanhando as seguintes etapas: pré-impressão, impressão e acabamento.

O papel do produtor gráfico

No desenvolvimento de uma peça gráfica de uma campanha, além do acompanhamento dessas três fases, o produtor gráfico precisa contratar serviços e materiais de fornecedores gráficos capacitados, como também otimizar os resultados no que diz respeito à melhor relação custo-benefício entre gráficas e anunciantes. Além disso, a indústria gráfica atualmente passa por mudanças que devem ser consideradas de forma mais ampla que não se restringem apenas a eliminação ou inclusão de etapas do processo, desenvolvimento de novos equipamentos, como também novos conceitos e profissionais qualificados.

Para melhores resultados, cabe ao produtor analisar a peça gráfica e perceber a melhor forma de produzi-lo, o melhor material, o melhor acabamento.

Os processos

A impressão é a etapa onde as ideias são materializadas, é o processo de impressão propriamente dito. A pós-impressão é a última etapa do processo gráfico. É durante este processo que os últimos requisitos do pedido são finalizados e o impresso recebe forma definitiva. Como se observa, a presença da Produção Gráfica no desenvolvimento de uma peça numa campanha publicitária é de extrema importância, visto que cada etapa requer muita atenção, considerando sua complexidade no processo gráfico. O cumprimento de todas as fases regadas a muita eficiência e qualidade, garante que a peça gráfica atenda os objetivos da campanha e consequentemente as demandas de empresa e mercado.

Texto e edição: João Vitor Nogueira / Autores: João Vitor Nogueira e Carina Nascimento

Texto extraído de artigo publicado originalmente na XI Jornada Científica – Faculdades Integradas de Bauru – FIB, págs. 17 e 18.

Posts Relacionados