O que esperar de mídia espontânea?

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O que esperar de mídia espontânea?

Qualquer marca ou empresa precisa — de alguma maneira — estar em contato com a sua audiência e se esforçar para alcançar um público ainda maior. Existe diversas ações de marketing que são planejadas para realizarem justamente essa interação. A mídia espontânea acontece quando seus clientes, a imprensa e o público em geral compartilha seu conteúdo, fala da sua marca atrás do boca a boca, ou discutem de alguma outra maneira sobre o seu negócio. Em outras palavras, as menções são obtidas organicamente, o que significa que elas são voluntariamente dadas por terceiros.

Você pode ter uma estratégia bem elaborada de inbound marketing e content marketing, entretanto, é imprescindível disseminar tudo aquilo que você produz para atrair mais pessoas e captar novos leads. Este meio de comunicação, apesar de não ser nenhuma novidade, ganhou força com o crescimento das mídias sociais, são uma oportunidade para as marcas criarem relacionamentos com os públicos.

Há algum tempo, em diversas ocasiões, empresas ignoravam e perdiam oportunidades incríveis de mídia ganha, provavelmente porque não tinham ideia de quais benefícios estavam perdendo! Listamos alguns benefícios que se pode obter da mídia espontânea, veja a seguir.

Awareness

A mídia espontânea proporciona a você a oportunidade de levar sua mensagem para a comunidade local ou para os pontos que seu público-alvo está assistindo, lendo ou ouvindo. Embora nem sempre seja o objetivo final de todas as empresas, esse tipo de estratégia dá visibilidade, levando a uma maior consciência da sua empresa.

Aumentar a credibilidade

Quando sua empresa é citada por outro veículos de comunicação renomados, a credibilidade aumenta consideravelmente. Ter profissionais conceituados falando sobre você impõe mais respeito e sua publicação faça a ser considerada como referência.

Gerenciar Mensagens

A mídia espontânea oferece a oportunidade ideal para definir quem é você, o que você oferece e como isso o diferencia de concorrentes em seu espaço. Mensagens consistentes compõem confiança e lealdade com potenciais clientes. Ao fornecer uma entrevista — num programa de rádio, televisão ou qualquer outro tipo de mídia, seja on-line ou impressa — por exemplo, seus potenciais clientes absorvem mais facilmente o raciocínio por trás da sua marca. É justamente por isso que muitas agências de relações públicas oferecem treinamento em mídia, o que pode ser benéfico para conquistar a ansiedade da entrevista. Esse treinamento também pode ajudá-lo para mencionar sua empresa de forma eficaz e aproveitar tudo a seu favor.

Expandir a marca

Earned media, seja rádio, televisão, revistas, jornais ou on-line, oferece às empresas a oportunidade de expandir seu alcance para uma variedade de públicos-alvo. Hoje em dia, as pessoas ainda comentam, curtem e compartilham nas redes sociais, impactando mais pessoas. Um caso recente conta que o cliente de um restaurante local concedeu uma entrevista sobre o que achou da experiência após a refeição. Uma televisão local publicou essa opinião no Facebook e gerou mais de 37.000 visualizações. Não surpreendentemente, no dia seguinte, o restaurante estava com fila de espera ao redor do quarteirão!

Fonte: Comunique-se – Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo

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