Pagamento pelo Whatsapp: entenda como irá funcionar

whatsapp-pagamento

Pagamento pelo Whatsapp: entenda como irá funcionar

E aí, pessoal, tudo bem? Aqui na Netshare nós contamos com o software Mlabs para gerenciamento e manutenção de algumas contas das redes sociais digitais. Com isso, estamos sempre de olho no conteúdo deles, que é bacana para nossa área.

A seguir, confira uma novidade pra lá de interessante e que tem tudo para mudar a maneira de compra e venda on-line, considerando ainda que é mais uma sacada do Mr. Zuck. Veja aí, a leitura vale a pena 😉

Emojis, vídeos de gatinhos fofos, comentários e fotos sobre aquela festinha do último fim de semana. Pois é, o WhatsApp possui diversas funcionalidades. Mas isso não é nenhuma novidade para você, não é mesmo?

O que muita gente não sabe é que o aplicativo mais querido do Brasil pode ganhar um recurso extra: o pagamento pelo WhatsApp. E se você tem empreendedorismo na veia, já sabe que isso representa novas possibilidades de negócios.

Imagine a facilidade para realizar uma transferência por meio de uma aplicação utilizada por grande parte dos brasileiros quase o tempo todo?

E isso não somos nós que estamos dizendo: a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil revela que 69% dos brazucas passam mais tempo conversando no WhatsApp do que consumindo conteúdo em mídias impressas, TV e rádio. Impressionante, né?

Mais ainda se você considerar que há mais de 120 milhões de usuários com o verdinho instalado no smartphone em terras tupiniquins, o que corresponde a 98,1% dos internautas.

Negar que o WhatsApp Business mudará completamente o paradigma dos negócios digitais é o mesmo que afirmar que o Serginho Chulapa foi melhor que o Cristiano Ronaldo (hehehe, dê um Google!).

Quer saber mais sobre essa novidade? Então continue a leitura e tome a dianteira para executar suas transações pelo app antes de todo mundo!

A atualização do Whatsapp que revelou o recurso

A história começou assim: em uma versão beta do aplicativo para Android, identificou-se uma ferramenta chamada WhatsApp Payments. Assim, o site The Next Web, especialista em babados e novidades nas redes sociais publicou em seu site oficial.

Não se sabia muito a respeito, mas alguns hackers espertinhos descobriram que, basicamente, será aceita a transferência monetária entre usuários.

Esse recurso também estará presente no Facebook Messenger. Vale lembrar que ambos os apps fazem parte da rede do poderoso chefão das mídias sociais, Mark Zuckerberg.

Quais são as vantagens do pagamento via Whatsapp?

Em termos simples, essa nova funcionalidade permite que pessoas e negócios realizem transferências imediatas à distância de um clique.

Especula-se que será possível, inclusive, realizar transações entre diferentes bancos.

A aguardada atualização estará disponível assim que todas as funções estiverem detalhadas e em perfeito funcionamento.

Ou seja, não deve demorar. Por enquanto, apenas pequenas e médias empresas podem usufruir do recurso.

Na Índia, inclusive, há negociações com o governo para redução de taxas de pagamento por meio do UPI (Interface de Pagamento Único), o que tornaria o processo ainda mais benéfico.

Algumas vantagens que estarão disponíveis para utilização do WhatsApp Business são o selo de verificação de confiabilidade, ferramentas de automação de processos, classificação de mensagens, agendamento, análise de métricas, respostas automáticas e integração com chatbots.

Ainda não entendeu? Não se preocupe, falaremos mais sobre essas funcionalidades no tópico a seguir. Para o alto e avante!

Como testar o novo Whatsapp Business?

Perfis corporativos já podem testar o novo WhatsApp para Negócios. Ele é distribuído gratuitamente, mas, ao menos por enquanto, somente para o sistema Android.

Para baixá-lo basta entrar na Google Play e buscar o termo. Há uma pequena diferença visual: em vez do tradicional símbolo de telefone sobre o balão verde, está a letra “B”.

Inicialmente o perfil de usuário do WhatsApp Business é o gestor de pequenas empresas, que poderá criar perfis comerciais com informações básicas. Algumas delas são:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Descrição da empresa;
  • Site oficial;
  • E-mail.

Além disso, há a funcionalidade de respostas automáticas.

É possível, por exemplo, redigir mensagens de saudação ou agradecimento sempre que fechar um negócio. E também recados de respostas rápidas, uma mão na roda para o suporte digital.

Outro recurso valioso é o banco de dados.

Serão dispostas informações importantes como número de mensagens enviadas, entregues e lidas, mais ou menos como funcionam as ferramentas de e-mail marketing disponíveis na atualidade.

E, não menos importante, será possível migrar contas pessoais já utilizadas em negócios para o perfil corporativo, assim como todas as conversas já estabelecidas com o usuário.

Quais as possibilidades abertas pelo Whatsapp Business?

Você já parou para pensar nas facilidades que essa novidade pode trazer para empresas e usuários? Se a sua resposta for negativa, podemos ajudá-lo.

A seguir, confira uma lista de negócios que podem ser beneficiados por ela.

Negócios locais

Quer pedir uma pizza? Comprar um remédio? Ou, quem sabe, a cerveja tenha acabado no meio da festa e você precisa renovar o estoque?

Tanto empresas quanto pessoas serão extremamente beneficiados por esse recurso. Padarias, lojas de conveniência, distribuidoras e restaurantes terão muito mais facilidade para fazer suas transferências de maneira simples e em uma aplicação com usabilidade facilitada.

E-commerces

Outro setor muito beneficiado com o sistema será o comércio eletrônico. Plataformas como o Mercado Livre e OLX, cuja maioria dos negócios ocorre entre usuários terão mais um método de pagamento à distância de um clique.

Para pequenas lojas virtuais, idem. Além da possibilidade de integração com o marketing, isso vai facilitar as operações.

Já as grandes empresas precisarão esperar um pouco mais, segundo Marcelo Pugliesi, CEO da Hi Platform, um dos gigantes do ramo no Brasil. Diante da grande demanda, os ajustes podem demorar.

Serviços

Marcar uma consulta com o nutricionista, chamar um encanador e contratar um jardineiro nunca foi tão fácil. A nova ferramenta promete facilitar a prestação de pequenos serviços, o que pode ser uma revolução no setor.

Requisitos para usar o recurso

Por enquanto, o recurso está disponível somente para pequenas e médias empresas. É preciso fornecer um número de telefone não vinculado a outra conta e o contato deve ser realizado por parte do cliente, o que evita o spam.

A ideia é que, a princípio, o app seja utilizado somente para comunicação e não aquisição de clientes.

Existe ainda a possibilidade de utilização do recurso como ferramenta de comunicação interna, mas ainda não está sendo aplicada.

E então, gostou de saber como será realizado o pagamento pelo WhatsApp? Certamente essa funcionalidade trará benefícios incríveis para o seu negócio, não é mesmo?

 

Fonte: Mlabs Blog – Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo

Posts Relacionados