Como sua empresa vai ser lembrada? Se posicione no mercado e aumente o faturamento

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Como sua empresa vai ser lembrada? Se posicione no mercado e aumente o faturamento

Questione-se: sua empresa agrega algum valor para o público? Você conseguiria descrever a “personalidade” da marca? Se não encontrar respostas consistentes para essas perguntas, está na hora de parar e pensar em como deseja que sua marca seja vista tanto pelo mercado como para os consumidores.

O consumidor atual evoluiu, ele sabe quando não está recebendo aquilo que lhe foi prometido. As redes sociais são responsáveis, em boa parte, por evidenciarem esse processo, pois permitem o compartilhamento rápido de experiências negativas, capaz de acabar com reputações de empresas renomadas em questão de horas.

O processo de posicionamento de marca pode ser resumido como um conjunto de esforços para construir e fortalecer a relevância da sua empresa para o público-alvo, indo além de apenas compartilhar sua opinião com o mercado, pois é justamente nele que você irá assumir compromissos com o público, com transparência e respeito. Irá definir, também, a linha de comunicação seguida por todos os setores da empresa e esse perfil deverá ser estabelecido com base em fatos reais e não apenas criado.

Sempre diga a verdade

É gravíssimo quando a empresa tem alguma deficiência e tenta camuflá-la, como, por exemplo, um supermercado anunciar que tem os preços mais baratos da cidade enquanto o concorrente pratica melhores ofertas. O consumidor, com certeza, vai saber e isso resulta na perda de confiança. Se não pode concorrer com o preço, é preciso encontrar outros diferenciais, como a qualidade. Assumir que os preços são maiores, mas garantir que os produtos são melhores. Veja, abaixo, o caso da Pepsi® no Brasil. A marca deu um passo para trás, assumindo o segundo lugar em participação de mercado.

“Só tem Pepsi, pode ser?”

Consegue perceber como o novo posicionamento proposto pela Pepsi® pode aumentar vendas e consolidar, ainda mais, como vice-líder do segmento?

Marcas bem posicionadas têm mais chances de verem o faturamento e a confiança subirem dia após dia. Basta vermos gigantes como Apple®, Rolex® e Nike®. Desde o design até o atendimento, essas empresas conseguem padronizar a linguagem de acordo com o público, criando uma conexão difícil de ser conquistada e ainda mais difícil de ser perdida. É com essa forma de trabalhar que começamos a ganhar consumidores fiéis. O sucesso será definido pelo equilíbrio entre aspectos emocionais e racionais.

Toda marca deve se posicionar

Um claro exemplo, são as Lojas Tem Tudo®, agenciadas pela Netshare, que vendem utensílios para casa e para o dia a dia. A proposta é a de reunir tudo o que consumidor precisa em um único espaço. A marca já era bastante conhecida na cidade de Bauru/SP, mas tinha comunicação dispersa, sem padronização e não sabendo aproveitar o tradicionalismo. Foi então que nossa equipe decidiu definir o posicionamento.

“Presente em todos os passos de sua vida”

Foi preciso traduzir toda a personalidade da marca, que acompanha o consumidor desde o casamento até o nascimento dos filhos, por exemplo, com produtos para todas as ocasiões. Após essa definição, as novas campanhas passaram a ter resultados muito mais expressivos, refletindo diretamente no engajamento do público e no faturamento da empresa.

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Exemplos de campanhas para cada passo na vida do consumidor das Lojas Tem Tudo®

Encontrar essa identidade é apenas o primeiro passo de um processo interminável. É papel da agência, através de pesquisas e de acompanhamento, entender como está sendo a percepção do consumidor, afinal a sociedade está em constante mudança e não podemos deixar de acompanhar.

Já está na hora de tirar o planejamento da sua empresa do papel e a Netshare conta com uma equipe de especialistas pronta para te atender. Entre em contato pelo formulário abaixo e descomplicamos tudo para você.

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Guylherme Bortolazo

Publicitário de nascença e de formação. Perfeccionista, viciado em cafeína e Netflix, sou apaixonado pelo o que faço e ainda tenho fé na humanidade.

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