
14 filmes e séries para aprender a fazer marketing
Além da teoria, uma das melhores formas de aprender algo é vê-lo aplicado na prática. Ainda mais quando falamos de marketing, já que é muito importante estudar cases de sucesso para saber o que dá certo ou não. Entretanto, se você não conseguiu achar bons exemplos, existe outra forma de entender como o marketing pode ser aplicado: assistindo séries e filmes. Isso mesmo!
Através de obras de ficção, que em muitos casos são inspirados em histórias reais, é possível compreender como o marketing funciona e aprender técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia.
Para te ajudar, a Netshare vasculhou a internet e achou um conteúdo superbacana produzido pelo portal Marketing de Conteúdo. Saca só essa lista especial com os 14 melhores filmes e séries para aprender a fazer marketing.
1. Mad Men
Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men é uma das maiores séries de sucesso sobre o mundo do marketing e da publicidade. A história se passa nos anos 60 e conta o dia a dia dos funcionários da Sterling Cooper, uma agência de publicidade que tenta vender a ideia do “sonho americano”.
2. The Crazy Ones
Essa série mostra a relação entre Simon Roberts, um talentoso publicitário e dono de uma agência, e sua filha, que, ao contrário pai, é totalmente focada e a responsável por livrar a empresa das enrascadas criadas por Simon. Por ser uma série de comédia, The Crazy Ones mostra a realidade de uma moderna agência de publicidade com um tom mais leve.
3. Selfie
Selfie conta a história de uma jovem que, após ser ter um vídeo seu viralizado na internet, contrata um publicitário para mudar a sua imagem nas redes sociais. Como você pode perceber, a série ensina sobre marketing pessoal no universo online.
4. Obrigado Por Fumar
Esse é um dos filmes mais famosos sobre a temática e que mostra o quanto o trabalho do publicitário e do profissional de marketing podem ser usados para o “mal”. Na história, o porta-voz de uma grande empresa de cigarros precisa manipular informações para diminuir as falas sobre o risco dessa droga lícita e alavancar as vendas. Além de aprender sobre publicidade, o personagem precisa se apropriar de algumas práticas do marketing para que o seu plano vingue.
5. Do Que As Mulheres Gostam
Após sofrer um grave acidente, um publicitário começa a ouvir o pensamento das mulheres ao seu redor e utiliza dessa “vantagem” para se destacar no seu cargo. Um dos grandes ensinamentos desse filme é sobre entender o ponto de vista de outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou clientes, para melhorar a sua prática de marketing.
6. Clube da Luta
É um dos filmes mais famosos da história do cinema. Nele, um homem deprimido e viciado em fazer compras conhece um vendedor desconhecido. Após um tempo, os dois começam um clube em que homens lutam um contra os outros. Esse filme é importante para que profissionais de marketing aprendam o quanto o consumismo pode ser prejudicial e, por isso, agir com consciência em seu trabalho.
7. Amor Por Contrato
Uma empresa de marketing invisível envia para uma pequena cidade uma “família perfeita”. Com o tempo, essa família começa a servir de exemplo para todas as outras, influenciando o consumo de todos na cidade. Esse filme mostra o poder da estratégia de marketing e que o “boca a boca” ainda sobrevive e funciona em alguns casos.
8. Jerry Maguire: A Grande Virada
Depois de perder o emprego por defender que agentes esportivos cuidem da carreira de seus atletas de forma mais humana, Jerry Maguire perdeu todos os seus clientes exceto um jogador de futebol americano. O filme aborda a importância da gestão de marca, formas de cativar o cliente e também o quão relevante é o marketing de relacionamentos.
9. Scandal
A série de Shonda Rhimes conta a história pessoal de Olivia Pope e também o dia a dia na sua agência de gestão de crise, a “Pope & Associates”. Apesar dos meios pouco ortodoxos, a série mostra como é ter que lidar com crises políticas e empresariais, ocultando tudo que não pode cair na boca da mídia.
10. O Lobo de Wall Street
Estrelado por Leonardo Dicaprio, o filme conta a história de vida de Jordan Belfort, um dos corretores da bolsa de valores dos Estados Unidos. Apesar de não expor situações vividas por um profissional de marketing, a história mostra estratégias de vendas e como trabalhar com metas e sob muita pressão.
11. Cidadão Kane
É um filme obrigatório para todos que trabalham com comunicação. Apesar de ter sido feito em 1941, a história ainda é referência como um ótimo exemplo de storytelling e de como construir uma narrativa convincente.
12. O Homem que Mudou o Jogo
O filme conta a história do gerente geral do Oakland A’s, time de basebol norte-americano. Após a equipe perder um jogo importante e vários de seus jogadores, o gerente decide montar uma estratégia analítica para criar um time de sucesso. É uma ótima inspiração para gerentes de produto e profissionais de marketing.
13. O Chef
Um chef de cozinha tenta uma recolocação no mercado de trabalho após um desentendimento com um crítico de gastronomia que viralizou na internet. Mostrando os altos e baixos na carreira do chef, o filme mostra como lidar com gerenciamento de crise, marketing digital e também sobre relacionamento com o consumidor.
14. O Senhor das Armas
Após ficar desiludido com a vida e com o trabalho, um jovem ucraniano, com residência nos Estados Unidos, decide começar a trabalhar no tráfico de armas. Apesar de não ser um bom exemplo, o filme mostra como selecionar um nicho e desenvolver um trabalho de “sucesso” nele.
Sabe de mais alguma série ou filme que possa ajudar a entender o mundo do marketing e que não está na lista? 😉
Fonte: Marketing de Conteúdo – Texto: Isabela Giordan, jornalista da Revista QB – Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo