
Novas demandas moldam novas agências
Encurralados pela demanda de tecnologia e a vastidão de dados ofertados pelo Big Data, as agências de publicidade têm, agora, outro desafio, ou melhor, outro concorrente, que são as empresas de consultoria. Se perguntássemos há algum tempo o que seria melhor para o sucesso de um produto, a resposta quase sempre seria a mesma: uma bela campanha publicitária.
Entregar conteúdo relevante é tão importante quanto entregar conteúdo relevante da maneira correta.
Diretores de marketing entendem que o aspecto criativo é parte fundamental do modelo, porém o protagonista agora é outro. A análise das informações tem permitido a extração de insights sobre o produto, jamais alcançados antes. Com isso, as agências devem incorporar ao seu quadro de colaboradores novos talentos que, por sua vez, são caros e cada vez mais difíceis de encontrar. Começaremos a ver cada vez mais profissionais de TI e engenheiros de software ocuparem cadeiras em grandes grupos de publicidade. Entregar conteúdo relevante é tão importante quanto entregar conteúdo relevante da maneira correta e, para isso, são necessárias ferramentas com alto grau de tecnologia.
O inverso também ocorre. As empresas de consultoria podem adquirir agências criativas, como foi o caso da Deloitte, que comprou doze de uma vez só no ano passado. As empresas que usufruem de serviços de comunicação estão cada vez mais exigentes quanto aos resultados e contam com as habilidades de suas agências para satisfazer esta demanda.
Um grande exemplo disto é o McDonald’s dos Estados Unidos que, após um processo de concorrência que durou mais de quatro meses, trocou a parceira de 35 anos com a Leo Burnett pelo modelo de remuneração baseado em resultados do Grupo Omnicom. O líder de marketing da marca classificou a contratada como “a agência do futuro” devido a ela fazer da área digital e do marketing de dados a sua principal força.
Nós da Netshare acreditamos que assessoria e criatividade são complementares e sua aplicação conjunta sempre trará excelentes resultados. Planejamos, criamos, mensuramos os objetivos dos nossos clientes e, com isso, temos parcerias duradouras. Não é que não gostamos de estatuetas, mas não, não conseguimos imaginar um meio de pagar as nossas contas com elas.